A Colonização
Constantino Menelau, então governador do Rio de Janeiro, recebeu ordens do rei Filipe III, da Espanha, para retornar a região e estabelecer uma povoação com cerca de 400 homens brancos e índios catequizados.
Em 13 de novembro de 1615, finalmente, foi fundada a Cidade de Santa Helena do Cabo Frio, a sétima mais antiga do Brasil, na barra de Araruama.
Rico fazendeiro da região, Estevão Gomes, foi nomeado, em 1616, Capitão-mor de Cabo Frio e transferiu a povoação para o atual bairro da Passagem, e passou a se chamar de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio. Teve início então a construção do Forte São Mateus, que ficou totalmente pronto em 1620. Deu início também a distribuição de terras a amigos e apadrinhados influentes, formando assim os latifúndios.
A pesca e a exploração das salinas naturais passaram a ser a atividade principal dos habitantes da cidade. Nos latifúndios passaram a se dedicar a criação de gado, onde índios catequizados e africanos além de trabalharem também se dedicavam a agricultura, a caça e a pesca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário